B3ST 0F 2OI3 | UM POSSÍVEL BEST OF

BREAKS lda.

No passado sábado estive num evento de nome "As melhores canções de 2013"… Não que eu seja de muitas canções mas enquanto os pés não saiam do chão imaginei este "B3ST 0F 20I3 | Um Possível Best Of". Alguns temas são realmente bons, outros importantes, outros pura bazófia… Decidi escolher treze temas por razões evidentes e a ordem pela qual foram dispostos foi pensada, pelo menos durante alguns minutos, mas pode não corresponder à realidade.

-:-


01. David Carreira ft. Snoop Dogg - A Força Está Em Nós [Farol Música. Lda.]

Impressionante escrita criativa e métrica revolucionária… "Acredita em ti, como Mohammad Ali." Um desfilar de ícones do século XX: Armstrong, Mohammad Ali, Mahatma Gandhi, Mandela e Luther King. Refrão copiado do Tom's Diner da Suzanne Vega. "Se sonhares e acreditares", e ainda por cima juntares muito dinheiro, podes ter o Snoop Doog a cantar uns versos de reggae na tua música. "All drama free". Chamem-me "carreirista".


02. Breach - Jack [Dirtybird/Atlantic Records]

Breach, alter ego de Ben Westbeech, conseguiu criar em Jack um dos melhores temas do ano… Mais importante do que isso resumiu o revivalismo do Jacking House. Um "buzz" que influenciou mais as palavras e a escrito dos media do que a música propriamente em si… "I want your body, everybody wants your body, so let’s jack".


03. Daft Punk ft. Pharrell Williams - Get Lucky [Columbia]

O prémio de "toque de Midas" de 2013 vai para Pharrel Williamns… Mais do que toque será uma voz, um groove… Get Lucky foi também o primeiro single do regresso dos Daft Punk e conta com a partipação de Nile Rodgers. Infelizmente devido à massificação nos media é já insuportável para a maioria das pessoas que agora preferem ouvir Lose Yourself To Dance (mesma fórmula, mesmos intervenientes…)


04. Pharrell Williams - Happy [Universal Studios]

"Because I’m happy…" Mais Pharrel Williams, desta vez em nome próprio e num tema criado para a banda sonora do filme Despicable Me 2 (Gru - O Maldisposto 2, em Portugal). Tema alegre com um upbeat… Com o bónus de ter também um vídeo musical com 24 horas de duração. Será isto suficiente cool?


05. Bruce Leroys ft. Dr. Shinigami -  Get Me Right [Off Recordings]

Um dos bons exemplos do que foi o House em 2013 foi este Get Me Right da dupla brasileira Bruce Leroys, formada Diogo & Marcelo. O primeiro passo foi escolher um alter ego para o projecto pois caso utilizassem os seus verdadeiros nomes provavelmente seriam conectados com o movimento de Sertanejo Universitário. O que ouvimos aqui é house com vozes "trippy" onde fortes linhas de baixo sintetizadas viajam ao longo da música. Resulta na perfeição na pista de dança agradando ao "beto da Foz" ou ao mais recente hipster-que-tem-a-mania-que-percebe-de-música-e-é-dj. Bónus-Extra: Não é um tema massificado pelos djs e/ou media.


06. Machinedrum - Eyesdontlie [Ninja Tune]

E de repente nomes como Machinedrum, Skeptical, Sam Binga trazem de volta o Jungle para junto dos intelectos da nação! Machinedrum ou Travis Stewart, um americano a viver em Berlim, adiciona ao Jungle o Juke vindo de Chicago. A Ninja Tune edita. O Jungle e o Drum & Bass tornam a ser o futuro (para os mais distraídos)…


07. Robin Thicke ft. T.I. & Pharrell - Blurred Lines [Star Trak, LLC]

Mais Pharrell… Desta vez com Robin Thicke e T.I.! O tema foi muito falado pelo cariz sexual da letra, pelo suposto plágio de "Got To Give It Up" de Marvin Gaye ou ainda pela aparição ridícula de Miley Cyrus (ex-"Hannah Montana") nos MTV Video Music Awards de 2013. Mas o mais importante é mesmo o groove de Pharrell Williams.


08. Danny Brown - Dip [Fool's Gold]

Danny Brown tem vindo a longo dos últimos anos a cimentar a sua posição como um dos principais rappers americanos.  Com um flow assombroso a sua lírica é tanto profunda como profana. No álbum Old conta com a ajuda de A-Trak, Rustie, SKYWLKR e Paul White na produção. Em resumo junta o melhor do passado do rap com a actualidade do trap e outros beats futuristas.


09. Klipar - Do You Know (Rastronaut Mix) [BREAKS lda.]

No segundo EP grátis da BREAKS lda., que foi disponibilizado logo no início de 2013, o tema Do You Know de Diogo "Klipar" Cunha aparece-nos remisturado por Rastronaut… UK Bass/Funky servido à moda de Lisboa. A voz é repetitiva, o som obscuro enquanto somos levados numa viagem pelos ritmos irrequietos.


10. M.I.A. - Y.A.L.A. [Interscope Records]

Mathangi "Maya" Arulpragasam está de volta… Depois de boatos sobre uma possível controvérsia com a editora acerca do álbum "ser"/"não ser" mainstream o suficiente o trabalho teve a luz do dia em novembro não sem antes a própria o ter disponibilizado no Youtube. Ao longo dos 15 temas podemos contar com nomes como Switch, Surkin, Hit-Boy ou os The Partysquad na produção. O tema Y.A.L.A. produzido pela dupla Holandesa, The Partysquad, traz as já habituais influências de Gabber/Trap. É o nosso favorito de todo o álbum pois contem uma referência a Cristiano Ronaldo: "Grow like an afro, play like Ronaldo, hard like I'm Death Row". Portanto um tema a evitar numa qualquer reunião da Fédération Internationale de Football Association (FIFA). E que venha essa Bola de Ouro para o Museu CR7, no Funchal.


11. Kolombo & Sharam Jey - Nonstop! [Bunny Tiger]

Olivier Grégoire conhecido com Kolombo é um dos mais prolíficos produtores da actualidade. Nu-Disco, Indie Dance, whatever são os seus géneros de eleição… Em Nonstop! junta-se a Sharam Jey para um tema irresistível onde os Breaks Old-Skool se fundem com novos truques de produção… Um "Dancefloor Killer".


12. DJ Manaia ft. Monster Jinx - Crash Them All! (The Bigger Banger Theory Remix) [BREAKS lda.]

Ao longo de 2013 DJ Manaia explorou outros ritmos que não o Tropical Bass que nos habituou nos Zombies for Money. Um dos resultados foi este Crash Them All! com a participação de J:K e Stray do colectivo Monster Jinx na voz. Os The Bigger Banger Theory, também da Monster Jinx, adicionaram mais horas de produção no estúdio onde a criativade do tema original se funde com o trap do colectivo mais "in" da Invicta.


13. Voxels - Qualquer um dos tema de "Bachelor House" [Optimus Discos]

Um dos discos de Verão de 2013 que passou ao lado de uma boa carreira/exposição cá no burgo. Os temas são quentes e construídos entre sólidas fundações de house e disco que a dupla Pedro & Pedro designa por Bachelor House. O álbum para quem o possui, o download é gratuito, cumpre na plenitude a sua obrigação: colocar os ouvintes a dançar. As rádios gostaram tanto do tema EveryGirl que não prestaram atenção aos 1 + 12 novos temas. Quem sabe se tal não acontecerá em 2014!

-:-

Os seguintes nomes não aparecem neste top mas são imprescindíveis para contar a história de 2013.
A1 Bassline, B-Ju, Behling & Simpson, BIZT, BOT, Claude VonStroke, CursesCVLT, Disclosure, DJ Icey, DJ Marfox DJ Rashad, DJ Q, Doctor Jeep, Doctor Jeep, Drumattic Twins, Duke Dumont, Earl Sweatshirt, George FitzGerald, Hackman, Hot Since 82, Jesse Rose, Kanye West com o seu mais recente álbum "Yeezus", Karol Conka, Kingdom, Kowton, Leon Vynehall, Major Lazer, Midland, New York Transit Authority, Ninetoes, Panteros666, Purple, Purple Disco Machine, Riva Starr, Rudimental, Shadow Child, Sinden, Stanton Warriors, Surkin, Symone, Tony Quattro, Traxman, Waze & Odyssey, Wiccatron, Yellow Claw, Yeray Herrera, ZDS, entre tantos outros… E claro fica aqui o melhor tema do ano: Hackney Parrot do projecto Tessela.

-:-

Links