Pulver Records Showcase | 07 a 15 de Julho.06



PULVER RECORDS SHOWCASE

Robin Hofmann | DUBLEX INC.
Felix Haaksman | DUTCH RHYTHM COMBO


Sexta, 07 de Julho :: Quebra-Club, Coimbra (*)
Quinta, 13 de Julho :: Festival de Curtas Metragens, VC (+)
Sexta, 14 de Julho :: Património, Guimarães (+)
Sábado, 15 de Julho :: Trintaeum, Porto (+)

(*) Dublex Inc.
(+) Dublex Inc. + Dutch Rhythm Combo



PULVER RECORDS

Em 2000 Florian Pflüger, Robin Hofmann e Rino Spadavecchia, que pertencem também aos Dublex Inc., quiseram dar continuidade ao trabalho realizado por eles enquanto deejays na cidade alemã de Estugarda e para isso fundaram a Pulver Records. O primeiro lançamento da editora foi um "mix cd" de nome "A Night At Blowshop" que fazia uma retrospectiva das noites no "Le Fonque Club". Nesse álbum os elementos dos Dublex Inc demonstravam todo o seu eclectismo assim como toda a sua técnica na arte de misturar música. Ao terceiro single a Pulver Records assim como os Dublex Inc. conheceram um êxito massivo com o tema "Tango Forte". Este tema esteve no primeiro lugar dos tops alemães durante seis semanas, feito único para um disco alemão, e deu a conhece-los a todo o resto da Europa. Não havia nenhum clube na altura que não tivesse esse tema durante o passar da noite...

A par dos lançamentos dos Dublex Inc assinam também nomes como Dutch Rhythm Combo, Inverse Cinematics e Dj Angola (que pertence ao núcleo dos Antibalas Afrobeat Orchestra) criando assim uma identidade própria para a editora onde o som orgânico se cruza com ritmos quentes do soul, funk e jazz. O estética visual da editora nunca é descurado sendo que os seus lançamentos tanto em vinil como em cd, criados por Robin Hofmann, são considerados objectos de colecção por parte dos audiófilos e amantes do design. Robin Hofmann já apresentou em nome próprio ou em parceria com a marca Swatch várias exposições em galerias alemãs com os seus trabalhos para a Pulver.

Em 2005 lançam o álbum “My Rocky Mountain” de Eric Sumo que cruza o western spaghetti com o som dos Balcãs. Este álbum de fusão abre novas perspectivas para a música de dança… Este lançamento foi tão marcante que aparece em quase todas as selecções da crítica especializado como um dos álbuns do ano de 2005. 2006 espera o lançamento do novo álbum dos Dublex Inc. assim como 12” dos Inverse Cinematics e Dutch Rhythm Combo.


DUBLEX INC.



No verão de 2000 os Dublex Inc. foram fundados por Robin Hofmann (28), Florian Pflüger (30), Rino Spadaveccia (34) e Felix Stecher (25) em Estugarda, Alemanha. Todos eles trabalhavam como DJ's e eram "residentes" nos maiores clubes de Estugarda. Inicialmente criaram os eventos "Blowshop" no "Le Fonque Club", onde descobriram afinidades entre si. Todos eles sentiam o desejo de trabalhar essas semelhanças, e isso conduziu ao nascimento de Dublex Inc... A primeira prova da fusão foi o "ep" lançado em Setembro de 2000, "Collage" EP (Pauls Musique), que incluia o êxito "Izquitos". Depois da estreia auspiciosa várias compilações incluiram esse tema, muitas vezes remisturando-o, exemplo disso foram os Freedom Satellite e os De Phazz...

"Nós apenas tocamos aquilo que o som e as remisturas dos Dublex Inc representam." Isto mostra a interacção clara entre o deejaying e a produção. "Actualmente gostamos Rare Grooves e isso nota-se nas nossas mais recentes produções. Este tipo de som quebrado, é directamente influenciado pelos anos 60, por riffs de guitarra ou teclados rhodes."

Os Dublex Inc. querem-se como um projecto dinâmico onde há a intervenção dos quatros elementos, daí ter surgido o nome para o album "Eight Ears". Vêm como dever explorar novos horizontes num sentido de procurar inovar tanto a nível de produção como "deejaying". Em 2006 é aguardado o lançamento do novo álbum que foi antecipado pelo lançamento do 12” “Bienvenido” que nos dá pistas para a evolução do som do colectivo.



DUTCH RHYTHM COMBO



Felix é um Dj e produtor que mora em Berlim. Debaixo do apelido Dutch Rhythm Combo, lançou um par de EPs para Pulver Records, de salientar o tema “Venom” com a participação de Joe Dukie dos Fat Freddy’s Drop, que lhe trouxe um reconhecimento no circuito mundial do Disco-Funk-House. Produziu remisturas para a Pulver Records, Essay Recordings, G-Stone, Jalapeno Records, Gomma e Wonderwheel.

Como com quase toda boa música, o som Dutch Rhythm Combo não pode ser categorizado facilmente. Podemos reconhecer um alargado espectro de influências desde o dub, disco, latin ou o boogie dos anos 80 que são todos misturados com toque bem especial... criando assim um som moderno e dançavel.

O termo "Rhythm" no nome do projecto vem naturalmente da sua fixação pelo ritmo enquanto o prefixo "Dutch" relaciona-se com as suas raízes biográficas, a família era de lá....

As suas sessões de deejaying transmitem sempre ao ouvinte uma sensação de estar a assistir a uma longa jam session onde é impossível parar de dançar. Tal facto fez com que Felix seja neste momento um dos mais prestigiados djs alemães sendo frequente encontrá-lo tanto nos melhores clubes como nos mais importantes desfiles de moda da capital alemã...