FESTA DE APRESENTAÇÃO DE 19º CURTAS



FESTA DE APRESENTAÇÃO
19º CURTAS VILA DO CONDE
FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA

Sábado, 02 de Julho

w.
CAIS SODRÉ FUNK CONNECTION (live)
DARIO OLIVEIRA (Curtas Sound System)
HUGO RAMOS (Curtas Sound System)
MÁRIO MICAELO (Curtas Sound System)
MIGUEL DIAS (Curtas Sound System)
SÉRGIO GOMES (Curtas Sound System)
TIAGO SANTOS (Cool Hipnoise/Rádio Oxigénio)
JOÃO GOMES (Cool Hipnoise/Rádio Oxigénio)

-:-

Com início marcado para o dia 09 de Julho o Curtas Vila do Conde - Festival Internacional de Cinema vem ao Armazém desvendar um pouco da sua programação para 2011. Os convidados musicais são de rigor como não poderia deixar de ser para uma data tão especial como esta.
Os Cais Sodré Funk Connection são uma das mais recentes revelações da noite lisboeta. Nascidos no coração do bairro boémio que lhes dá o nome, são a primeira banda residente do clube Musicbox, centro da actual cena musical da capital. Apaixonados pelo funk e a soul, a banda dedica-se a recriar o som e o ambiente dos clássicos da Motown, Stax, Chess Records e outras editoras míticas das décadas de 60 e 70, com a dedicação e energia de uma verdadeira celebração. A experiência deste grupo de veteranos da música portuguesa, que no conjunto congregam elementos dos Cool Hipnoise , Cacique 97, Groove 4tt, Mr Lizard, banda Sam the Kid ou Spaceboys ( além de músicos presentes numa imensa maioria de outros projectos), garante a sabedoria necessária à produção do mais contagiante groove. A sua proposta é uma viagem pela história da música negra segundo os ensinamentos do godfather James Brown. Como numa selecção cuidada de um dj (Tiago Santos, o director musical é dj e membro da equipa da rádio Oxigénio 102.6fm)eles dedicam-se a recriar Ao vivo, através de uma banda de 9 elementos alguns dos mais soulful e enérgicos momentos alguma vez gravados em vinil. James Brown, Otis Redding, Etta James, King Curtis, soam aqui no palco tão poderosos como os originais, dando ainda espaço para jam sessions e interacção com o público, através do seu one show man SILK, aka Fernando Nobre e da bela voz da cantora Tamin. Raw Funk ou Hard Soul, é como eles descrevem o seu som que hoje encontra afinidades por todo o globo. Mas podia ser definido como "música negra clássica" ou "clássica música de dança", tal é o rigor e a entrega das suas interpretações ou o poder festivo destes grooves intemporais. Muitos dos sons que revisitam, foram também samplados em tantos outros clássicos do hiphop. Por isso ninguém se admire de ver verdadeiros B-boys e B-girls a dançarem break dance, enquanto estes badass mother funkers de fato a rigor, ao vivo e a preto e branco, tocam alguns dos mais iresistíveis clássicos do funk, como nos bons velhos tempos. Afinal isto é ao final da noite, e só... grande música de dança! O Profundo enraízamento desta música na cultura hiphop tem levado diversos mcs e rappers da nossa praça a acarinhar estas noites de celebração. È comum encontrar e a participar nas já famosas jam sessions dos Cais sodré Funk Connection, alguns dos mais representativos nomes do hiphop tuga, numa verdadeira festa da grande música negra.
Para além do concerto dos CSFC alguns elementos da direcção e staff do Curtas Vila do Conde, irão mostrar as suas influências musicais levando alguns dos seus discos. Num festival onde a música tem um papel fundamental vários são os géneros que animam o imaginário deste evento: do Funk/Soul ao Rock, do Breakbeat à música Electrónica mais Experimental... Será uma oportunidade para descobrir aquilo que musicalmente influência um dos mais antigos festivais de cinema nacional. A eles juntar-se-ão ainda Tiago Santos e João Gomes (Cool Hipnoise/Rádio Oxigénio) como convidados numa noite que promete lançar da melhor forma o 19º Curtas Vila do Conde.

-:-

Links