Estes foram os eventos realizados pela BREAKS lda. desde Abril de 2005.
These were the events accomplished by BREAKS lda. since April of 2005.
BREAKS lda. #00
09.04.2005 Mercado Club, Lisboa
O BREAKS lda. #00 reuniu no clube Mercado em Lisboa três dos melhores dj portugueses de Breakbeat: Parapilotos da TejoBreaks, LPX da Imaginando e Plankton da Dranduff Crew. Assim Lisboa ficou a conhecer não só o inicio do projecto como também pode ouvir na mesma noite várias sonoridades do género o que aliás vai ao encontro daquilo que a BREAKS lda. pretende divulgar.
BREAKS lda. #01
RICH THAIR (Red Snapper/Toob)
09.04.2005 Clinic, Alcobaça
10.04.2005 Insólito, Braga
O BREAKS lda. #01 foi prenchido por Rich Thair (Red Snapper/Toob) com actuações no Clinic em Alcobaça e Insólito em Braga.
Rich Thair passou os últimos cinco anos construindo uma forte reputação como dj versátil. Tocando no Reino Unido e por toda a Europa em locais como o Fabric, 93 Feat East, Fesh, Herbal, Spectrum, Urban Guerilla, Rehab e Technique em Leeds, Glastonbury, Budapest, Paris, Reykjavik, Moscow, St Petersburg, Brussels e Amsterdam. Tocando principalmente House, Elektro e Breaks em grande clubes mas nunca esquecendo também uma vertente mais downbeat experimental.
Desde o ínicio dos anos 90 que Rich tem vindo a lançar a sua própria música, esteve à frente da editora Flaw Recordings e produziu dois álbuns com o nome Aloof como também tocou bateria em projectos como os Sabres of Paradise, The Beloved e The Sandals.
Foi o fundador dos Red Snapper e produziu quatro álbuns para a Warp Redords, com este nome remisturou também os Garbage, David Holmes, Howie B e os Sabres of Paradise. Os Red Snapper percorreram todo o mundo em digressão... mais recentemente Rich compilou 'Its All Good' para a Keep Diggin' Records e os lançou os dois últimos álbuns dos Snapper na Lo Recordings.
A sua nova banda - TOOb - em parceria com Jakeone já obteve aclamação através do seu primeiro Ep' na Groovetech, e o segundo na Flameboy Records. Este tipo de reconhecimento existe também devido a tomarem alguns riscos quando produzem remisturas para outros colectivos. O espetáculo ao vivo dos TOOb promete ganhar a mesma reputação que os Red Snapper tiveram e o primeiro álbum foi lançado em 2004 na Lo Recordings.
Durante dois anos Rich teve o seu próprio programa de rádio na internet na Interface e Groovetech.com e é frequentemente convidado pela XFM e vários programas europeus.
Recentemente remisturou os Red Snapper,Wide Open Cage and Jakeone e tocou bateria nos albuns de Hybrid, Radioactiveman, Two Lone Swordsmen e Rennie Pilgrim.
Neste momento Rich Thair está a produzir um albúm em nome próprio no seu novo estúdio no País de Gales ao mesmo tempo que promove actuações como Dj em redor do Reino Unido e Europa, noites promissoras que partindo do som mais experimental dos Red Snapper chegam a um hibrido House, Elektro e claro está Breaks...
Em Braga a primeira parte foi preenchida pela melhor dupla de Breaks nacional, os BASIC FUNCTIONS.
BREAKS lda. #02
KASIO (Nuspirit Helsinki/The Five Corners Quintet)
22.04.2005 Trintaeum,Porto
23.04.2005 Quebra-Club, Coimbra
24.04.2005 Insólito, Braga
O BREAKS lda. #02 contou com a ilustre presença de Kim KASIO Rantala, um dos mais ilustres músicos, produtores e djs na Finlândia e em toda a Escandinávia. KASIO que compôs o seu primeiro tema, um tango, aos doze anos é um artista multifacetado e isso é ilustrado nos projectos que possui. A lista é quase interminável, desde os mundialmente aclamados NUSPIRIT HELSINKI, a sua banda de “jazz sem solos” THE FIVE CORNERS QUINTET, a maior banda de hip-hop da Finlândia/Rússia GIANT ROBOT até aos obscuros AMORPHIS, banda de death metal que no passado já visitou Portugal! Na Finlândia e especialmente em Helisinquia falar de música é falar de KASIO onde actualmente dirige o clube Bundolo. 31 no Porto, Quebra-Club em Coimbra e Insólito em Braga foram os locais escolhidos para KASIO mostrar a sua sonoridade ecléctica desde os funky-breaks, house, jazz passando também pelo hip-hop finlandês e afro-beat da Lapónia!
BREAKS lda. #03
SÉRGIO GOMES (BREAKS lda.)
06.04.2005 Plastic, Póvoa de Varzim
Porque "santos da casa" também podem fazer milagres o criador da BREAKS lda., Sérgio Gomes, esteve no clube Plastic na Póvoa de Varzim a apresentar as mais recentes novidades de Funky-Breaks. A noite de 6 de Maio foi recheada com boa disposição e excelentes misturas… Tudo isto num cenário com vista para o Porto de Mar da cidade. Wicked!!!
BREAKS lda. #04
SÃO JOÃO ALL-STARS 2005
23.06.2005 Insólito, Braga
A festa popular transformada numa celebração massiva...
A BREAKS lda. e a R.U.M. (Rádio Universitária do Minho) uniram esforços para proporcionar o melhor S. João de sempre na cidade de Braga e para isso convidaram artistas de reconhecido perfil internacional.
SMITHMONGER (Austrália)
www.smithmonger.com
A empatia de Smithmonger com público português é enorme, desde da sua primeira actuação, especialmente na cidade de Braga onde as suas noites são já lendárias...
Durante 2005 Paul Smith a.k.a. Smithmonger já produziu vários temas com um enorme impacto na comunidade de Breakbeat, estando o ep 'Keep Your Head On' nas principais tabelas do género. Considerado umdos melhores dj's de Breaks pelos utilizadores do site www.breakspoll.com, para o qual actuou na entrega de prémios referentes a '04 que decorreu em Fevereiro deste ano no Fabric em Londres, Smithmonger também visitou a Austrália, o seu país natal, onde estiveram para o ouvir mais de 30 mil pessoas! A par disto actualmente tem um programa semanal na rádio do Ministry of Sound. O set seu foi preenchido com novos temas e os 'upfronts' doo momento.
ISAAC TUCKER :: SPEKTRUM (Nova Zelândia)
www.spektrum.co.uk
Uma das sensações internacionais do ano de 2004 foi também uma das cabeças de cartaz para o S. João All-Stars 2005.
Nada mais nada menos que Isaac Tucker dos SPEKTRUM, banda que 'incendiou' o Teotro Nacional Carlos Alberto (TECA)
no Porto quando foram convidados para actuar no festival Hi-Teca. Os SPEKTRUM voltaram este ano a Portugal para o Hype, mas antes Isaac Tucker passou por Braga e mostrou porque razão é um dos mais excitantes deejays da actualidade. Isaac trouxe na sua mala o novo single da banda juntamente com novas produções da sua autoria. Para confirmar a popularidade dos SPEKTRUM, Isaac saiu directamente de Braga para actuar Glanstonbury Festival '05 onde foram uma das apostas do evento.
BREAKS lda. #05
MASAYA FANTASISTA (Jazzysport/Breaktrought)
09.07.2005 House Caffè, Braga
Masaya é um homem de muitas facetas. Um cidadão empenhado na divulgação e fomentação da cena urbana no Japão. Para além da actividade enquanto DJ que o leva a vários clubes do Japão e do mundo, Masaya dedica-se à produção musical no projecto Breakthrough que acaba de publicar o seu primeiro álbum com a colaboração de gente tão ilustre como Bahamadia, Amp Fiddler, Mark De Clive Lowe, etc. Masaya, nasceu na Polónia e começou desde muito cedo a tocar piano. O gosto pelo jazz foi aprofundado por influência do seu pai. Nos anos 90 desperta para o hip hop e outras formas de música negra como o funk ou soul. Masaya tem trabalhado com diversos músicos e produtores como Chari Chari, Modaji ou Mr Hermano e até mesmo com editoras como a Laws of Motion que lhe permitiram expandir os horizontes para outras sonoridades como o broken beat ou o house electrónico de Detroit. Actualmente Masaya faz parte da Jazzy Sport Productions e desempenha as funções de A&R para a Planet Groove, editora responsável por nomes como Okada Táxi ou DJ Mitsu.
A primeira parte foi preenchida por Nel Assassin um dos nomes mais conceituados do movimento hip-hop nacional.